A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), iniciou um novo ciclo de coleta de resíduos sólidos no município. A partir desta quarta-feira (16/10), o Consórcio Aparecida Limpa assumiu a coleta de lixo domiciliar, com 21 novos caminhões compactadores, sendo 19 em operação diária e dois de reserva. A periodicidade da coleta permanece a mesma, com atendimentos em alguns bairros às segundas, quartas e sextas, e em outros às terças, quintas e sábados.
Pela primeira vez na história, a cidade contará com o serviço de varrição mecanizada, utilizando quatro varredeiras que atuarão nas principais vias. Esses veículos possuem sistema de sucção e escovas que direcionam os resíduos para o compartimento de descarte, com alcance de três metros a partir do meio-fio. A tecnologia oferece baixo impacto ambiental, menos ruídos e segurança para os operadores.
De acordo com o secretário da SDU, Ademar Rodrigues, o novo modelo de coleta promete ser mais eficiente e moderno, com a utilização de veículos e tecnologia de ponta. Moradores que precisarem de mais informações sobre os dias e horários de coleta podem entrar em contato com a SDU pelo telefone 3240-5289 ou via WhatsApp no número 62 3545-9969. Moradores de diversos bairros e regiões da cidade enviaram reclamações sobre a ausência de coleta de lixo por mais de 10 dias à Redação do Portal NG.
Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Aparecida informou que “uma nova empresa, que venceu a licitação, assumiu a coleta de lixo nesta quarta-feira,16. Reforçamos que 21 novos caminhões estão empregados no serviço e que o trabalho é realizado em três turnos em todas as regiões da cidade”, escreveu em resposta a ausência da coleta de lixo na cidade reclamada pela população.