Com 186 empresas constituídas, entre pequenas e médias, gerando cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos, a cidade de Taquaral de Goiás está apta a receber o título de Capital da Moda Íntima do Estado de Goiás. A concessão do título ao município, localizado na microrregião do Mato Grosso Goiano, distante 80 km da capital, consta do projeto de lei nº 1000/23, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB). A matéria foi aprovada em segunda votação pela Assembleia Legislativa de Goiás.
De acordo com dados da Única – União dos Confeccionistas de Taquaral e Região e do APL Taquaral (Arranjo Produtivo Local), as primeiras indústrias surgiram no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Hoje, as empresas movimentam cerca de R$ 115 milhões de reais anualmente. Cerca de 30% da produção é comercializada em Goiás, 10% vão para o exterior (outros países) e 60% são destinados a outros estados da federação.
O autor do projeto argumentou que a aprovação desta lei, intitulando a cidade de Taquaral de Goiás como a capital da moda íntima de Goiás, servirá para o reconhecimento de um segmento que se formou a partir do empreendedorismo histórico dos habitantes da cidade, buscando um desenvolvimento adquirido por meio da inovação, qualificação e especialização dos empresários, bem como dos trabalhadores. Hoje, a principal atividade econômica não é apenas da cidade, mas de toda a região.
“É com grande satisfação que expresso meu apoio à sanção do projeto que confere a Taquaral o título de Capital da Moda Íntima do Estado de Goiás. O município demonstrou um empreendedorismo excepcional ao longo dos anos, gerando empregos e movimentando uma significativa parcela da economia local. Os números falam por si, com alcance não apenas em Goiás, mas também em outros estados e até mesmo no exterior”, afirmou Gustavo.
“Essa iniciativa não apenas reconhece a excelência da indústria de moda íntima de Taquaral, mas também valoriza o espírito empreendedor da cidade e região. Por isso, é muito importante a sanção deste projeto de lei, pois contribuirá significativamente para o crescimento econômico de Taquaral e do Estado de Goiás como um todo. Vamos trabalhar para promover a prosperidade e o reconhecimento merecido para a cidade e sua indústria de moda íntima”, concluiu o deputado.