A cidade de Goiás sedia nesta penúltima semana de julho o Circuito Gastronômico, que está homenageando a culinária do Cerrado Brasileiro. O evento está dividido em duas etapas, a primeira conta com a participação de 30 estabelecimentos, com pratos típicos do cerrado, como pequi e baru. Com preços a partir de R$15, os consumidores terão acesso a um cardápio diversificado que inclui pamonhas, drinks, empadão, hambúrgueres, petiscos e doces. Já a partir da sexta-feira, 19, terá início a Arena Gastronômica Senac, o evento acontece na Praça de Evento, até o dia 22 de julho.
O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, enfatiza a valorização do setor e fomento do comércio local. “Esse evento é uma oportunidade excepcional para promover a valorização do setor. O Circuito Gastronômico não só potencializa o comércio, mas também permite que a população explore a riqueza dos sabores goianos”, disse.
O diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, destaca a importância da qualificação profissional. “Estamos muito empolgados com o festival em Goiás, que traz chefs renomados e oferece workshops de capacitação profissional. Nosso compromisso é levar educação e qualificação à comunidade goiana, e este evento é uma excelente oportunidade para cumprir essa missão”, destaca.
Arena Gastronômica promove workshops para produção de pratos regionais e nacionais
O ponto de encontro para os apaixonados por gastronomia, será na Praça de Eventos. É por lá, que acontecerá entre os dias 19 a 22 de julho, a Arena Gastronômica. Durante o evento, chefs renomados conduzirão aulas e oficinas, além da exposição de produtos artesanais como queijos, mel, cachaças, cervejas, vinhos e uma variedade de comidas.
Chefs renomados participarão do evento para apresentar suas criações únicas, oferecendo oficinas onde ensinarão diversos pratos que destacam a gastronomia do Cerrado. As oficinas são gratuitas, as inscrições devem ser feitas no local e as vagas são limitadas.
A chef Katia Barbosa irá ensinar a receita de seu “Arroz Cremoso do Cerrado”, uma fusão de sabores regionais. Já Jimmy Ogro ensinará uma “Moqueca Suína”, que mescla técnicas tradicionais com um toque contemporâneo. Marco Tullio irá preparar o “Pig Lollipop”, um pirulito de porco que é uma verdadeira experiência gourmet. Humberto Marra promete surpreender o público com a receita de “Bolinho PANC”, utilizando ingredientes inovadores e não convencionais. Emiliana Azambuja apresentará um mix de sabores brasileiros, como canjica, queijo e temperos.
As crianças também terão a oportunidade de participar de divertidas oficinas culinárias, com o chef do Senac Márcio Zago, nas quais serão apresentadas receitas utilizando elementos e ingredientes regionais, como a baunilha do cerrado. As oficinas kids acontecem nos dias 20 e 21, às 17h, com vagas limitadas por turma. As inscrições são gratuitas e serão realizadas na Praça de Eventos.
O festival também vai além da gastronomia, com apresentações culturais de Nóys é Nóys, Maíra, Heróis de Botequim e Elba Ramalho.
Confira a programação da Arena Gastronômica Senac:
Dia 19/07
17h – DJ Mucio
18h30 – Aula Show com Mulheres Coralinas
20h – Aula Show com Adilio Gomes
21h30 – Aula Show com Emiliana Azambuja
22h30 – Show: Maíra
Dia 20/07
16h – DJ Mucio
17h – Cozinha kids com Márcio Zago
18h30 – Aula Show com Humberto Marra
19h30 – Solenidade oficial de abertura
20h – Aula Show com Marco Tullio Abras
21h30 – Aula Show com Jimmy Ogro
23h – Show: Noys é Noys
Dia 21/07
16h – DJ Bruno Caveira
17h – Cozinha kids com Márcio Zago
17h – Aula Show com André Barros
18h30 – Aula Show com Aloísio Godinho
20h – Aula Show com Cidinha Santiago
21h30 – Aula Show com Kátia Barbosa
23h – Show: Heróis de Botequim
Dia 22/07
16h – DJ Bruno Caveira
17h – Aula Show com Preta Sanches
18h – Aula Show com José Honorato
19h – Aula Show com Danilo Campos
20h – Aula Show com Ale Sotero
22h – Show: Elba Ramalho