Hoje é 22 de novembro de 2024 12:04

Chuvas causam alagamentos em Goiânia e Aparecida

Queda de árvores, transbordamento de bueiros e córregos, falta de energia e invasão de água em unidades de saúde foram registrados em diferentes bairros das duas cidades
Em nota a Secretaria de Mobilidade informou que o trânsito na Marginal ainda está bloqueado nos dois sentidos da pista nesta manhã

A forte chuva que atingiu a Grande Goiânia na noite deste domingo (27/10) causou alagamentos, deixando carros ilhados em Goiânia e Aparecida. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a precipitação alcançou 78,6 mm, com ventos de até 38 km/h. O volume elevado de chuva provocou enxurradas e transbordamento dos córregos Botafogo e Cascavel.

Em Goiânia, a Avenida Marginal Botafogo foi uma das áreas mais afetadas, onde um carro chegou a ser quase encoberto pela água e outros ficaram ilhados na lama. A BR-153, que passa por Goiânia e Aparecida, também registrou pontos de alagamento, assim como outras vias movimentadas, incluindo as avenidas T-15, T-1 e Rua 87, no Setor Sul. Em nota a Secretaria de Mobilidade informou que o trânsito na Marginal ainda está bloqueado nos dois sentidos da pista.

Além disso, unidades de saúde, como o Ciams do Setor Novo Horizonte e a UPA Flamboyant, foram invadidas pela água. Segundo o Cimehgo, os bairros mais afetados incluem Jardim América, Parque Amazônia e Campinas, que registraram entre 46 e 78 mm de chuva. Na zona Norte, o Jardim Pompeia também foi intensamente atingido, com 44,2 mm.

A Comurg registrou quedas de quatro árvores e um galho em Goiânia, sendo os setores mais afetados o Oeste, Faiçalville, Vila Nova e Alameda Botafogo. A corporação atua para remover as árvores caídas e liberar as vias afetadas. Em nota, a Comurg reforçou que moradores devem se atentar a quedas de árvores em situações de chuvas fortes.

O Corpo de Bombeiros alertou a população sobre os cuidados em períodos de alagamento e tempestades, como a registrada no domingo. A corporação orienta que as pessoas evitem áreas de risco e reforça a importância de acionar o número 193 em caso de emergências envolvendo enchentes e desmoronamentos.

Nota da Seinfra de Goiânia

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) fazem, na manhã desta segunda-feira (28/10), a limpeza das pistas nos dois sentidos da Marginal Botafogo, na altura do Complexo Jamel Cecílio. Além deste ponto, onde houve desmoronamento de um muro e derramamento de material terroso na pista sentido Setor Pedro Ludovico – Centro, a Seinfra faz o levantamento de locais atingidos pelo temporal de domingo (27/10). Várias equipes trabalham nesta manhã na limpeza de bocas de lobo, entupidas em decorrência do lixo arrastado pelas enxurradas. O descarte correto do lixo é de importância crucial para que casos de alagamentos sejam minimizados. A via está liberada sentido Centro-Setor Pedro Ludovico e será liberada no sentido Setor Pedro Ludovico-Centro, após as 14h30.

Compartilhar em:

Notícias em alta