Hoje é 2 de julho de 2024 12:48
Hoje é 2 de julho de 2024 12:48

Centro Especializado em Reabilitação para a pessoa com deficiência começa a ser construído em Aparecida

Obra está em licitação e vai atender pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual podendo receber pacientes de até 55 municípios
Centro Especializado em Reabilitação para a pessoa com deficiência começa a ser construído em Aparecida. Foto: Secom Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida anunciou a construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) para atender pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual. Com base em estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade pode ser referência para até 30 mil pacientes de 55 municípios da região Centro-Sudeste de Goiás.

A obra está agora em fase de licitação e será construída no Setor Bela Morada. Com 7.500m² de área construída, com academia completa, piscina aquecida, sala de cabine acústica, consultórios, laboratório de prótese ocular, salas de terapia infantil, adulto e em grupo, além de estacionamento com mais de 200 vagas para carros e motos.

O centro poderá atender mais de 700 pacientes por mês e 130 de uma só vez. Segundo o prefeito Vilmar Mariano, esse é um importante investimento. “Essa é uma grande conquista para nossa cidade e um marco na nossa gestão. Estamos comprometidos em melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, oferecendo um espaço adequado para sua reabilitação e inclusão na sociedade”, afirmou. A administração deve investir aproximadamente R$ 12 milhões, recursos provenientes da prefeitura e do governo federal. O cronograma prevê a conclusão da obra em 30 meses.

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, ressalta que a unidade oferecerá diversos tipos de cuidado para as pessoas com deficiência, já que o CER conta com tecnologia de ponta e uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados. Dessa forma, será oferecido um atendimento personalizado que atende às necessidades de cada paciente. “Esses centros oferecem diagnóstico, tratamento, reabilitação e treinamento e também fornecem e ajustam equipamentos que ajudam as pessoas a viverem melhor”, comenta.

O secretário explica que o Ministério da Saúde tem quatro classificações para os CERs de acordo com o número de modalidades de reabilitação disponibilizadas. “Com o projeto que desenvolvemos, para atender pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual, teremos um CER tipo 4, que é o mais completo. Essa era uma demanda que buscamos atender há alguns anos e que agora, com o apoio do governo federal e a determinação do prefeito, poderemos realizar”.

“O CER de Aparecida foi projetado com características arquitetônicas modernas e inclusivas. O edifício contará com acessibilidade total, incluindo rampas, sinalização em braille e pisos táteis para garantir a mobilidade e segurança de todos os usuários. Os espaços internos serão amplos e iluminados e com ar condicionado central, proporcionando um ambiente confortável e acolhedor. Além disso, o Centro terá salas de atendimento equipadas com tecnologia avançada e áreas de convivência planejadas para promover a interação e o bem-estar dos pacientes e suas famílias”, afirma o coordenador de Arquitetura e Engenharia da Secretaria de Saúde, Diogo Alvarenga de Araújo Silva.

Compartilhar em:

Notícias em alta