O governador Ronaldo Caiado participou nesta terça-feira (18/7), na Academia de Polícia Militar, em Goiânia, da divulgação dos números da criminalidade pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) referente ao primeiro semestre de 2023. No comparativo com o mesmo período do ano passado, das 15 modalidades de crime registradas, em 11 houve queda, com destaque para redução de 80% nos latrocínios, que são os roubos seguidos de mortes.
“Esses dados mostram que o trabalho do Estado, da Segurança Pública, traz paz para o cidadão”, celebrou Caiado, que reconheceu o empenho das forças de segurança.
Segundo ele, outro ponto essencial foi a moralização do sistema prisional.
“Só assim foi possível baixar a criminalidade, como estamos vendo. Vocês puseram regra. Lá dentro não é como antigamente”, pontuou.
O número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, caiu 12,3% no período – sendo que 128 municípios não registraram nenhum crime deste tipo em 2023. Entre os Crimes Violentos contra o Patrimônio, houve queda em todas as tipificações: roubo de carga (63%), roubo de veículos (34,1%), roubo a transeunte (29,7%), roubo a residência (28,3%) e roubo em comércio (23,4%). Desde 2019, Goiás não contabiliza roubo a instituição financeira.
Segundo o balanço, 97 municípios goianos não registraram nenhum Crime Violento contra o Patrimônio neste ano, o que foi comemorado pelo titular da SSP, coronel Renato Brum.
“A gente não vai mais falar de sensação de segurança. É segurança pública de forma efetiva, que existe na liberdade de ir e vir em nosso estado”, acrescentou o secretário.
No primeiro semestre deste ano, o crime de roubos a propriedade rural caiu 25%, além de 15% de redução em furtos na zona rural. Todas as categorias de Crimes Não-Violentos contra o Patrimônio também reduziram: furto a transeunte (27%), furto em residência (16%), furto de veículos (14%) e furto em comércio (9%).
Maiores quedas de crimes no 1º semestre de 2023
1) Latrocínio: 80%
2) Roubo de carga: 63%
3) Roubo de veículos: 34,1%
4) Roubo a transeunte: 29,7%
5) Roubo em Residência: 28,3%
6) Roubo em propriedade rural: 25%
Caiado recebe 852 novos policiais militares
Também nesta terça-feira (18/7), a PM apresentou ao governador os 852 novos alunos dos cursos de formação de oficiais e praças da corporação, que iniciam o trabalho nas ruas dentro de cinco meses a dois anos, conforme o programa de cada curso. O evento foi realizado na Academia da PM, no Setor Leste Universitário, em Goiânia.
O governador deu as boas-vindas aos profissionais e agradeceu pelo empenho da tropa como um todo.
“Temos os índices de criminalidade mais baixos da história do estado, o que é resultado da competência e da garra dos policiais”, comemorou.
O vice-governador Daniel Vilela, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, e a primeira-dama Gracinha Caiado também participaram da solenidade.
Os cursos vão formar 48 novos oficiais da saúde, 96 oficiais combatentes, 693 soldados combatentes e 15 músicos. A qualificação dos praças terá duração de seis meses, com período de estágio de mais três meses, enquanto que para oficiais combatentes a duração é de dois anos. Já o curso para oficiais de saúde terá duração de cinco meses.