Após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorreu neste domingo (1º/1), centenas de bolsonaristas que estavam acampados na Base Aérea de Anápolis começaram a deixar o local. Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estavam no local desde o primeiro dia de novembro, após as eleições.
O grupo de bolsonaristas estava pedindo principalmente por uma “intervenção federal” por estarem insatisfeitos com a vitória do petista nas urnas.
No entanto, neste domingo, após a cerimônia de posse do presidente eleito Lula, muitos decidiram deixar o local. Apoiadores do ex-presidente também deixaram a concentração no quartel do Exército em Goiânia.
A atitude foi vista em vários pontos do estado de Goiás e do Brasil. Parte dos bolsonaristas acampados em frente ao quartel-general do Exército em Brasília começou a se desmobilizar neste domingo.
Cinco ônibus estacionaram nas proximidades do acampamento ao longo da manhã para levar embora manifestantes que estão há semanas no local.
Na manhã desta segunda-feira (3/1), alguns desmontaram suas barracas, enquanto outros embarcaram em ônibus fretados para voltar para casa em outros estados.
De acordo com apoiadores, um dos fatores que contribuiu para a desmobilização foi a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos na sexta-feira (30/12). O ex-presidente deve permanecer um mês nos EUA.
O fato de ter deixado o país em meio aos apelos de seus apoiadores por um ato que impedisse a posse de Lula virou motivo de crítica para alguns bolsonaristas, que se viram abandonados com o gesto.