Aparecida de Goiânia será palco do Arraiá Brasil, uma competição nacional de quadrilhas juninas. O evento acontece de 20 a 22 de setembro no estacionamento da Cidade Administrativa Maguito Vilela, é gratuito e começa a partir das 19h.
Durante os três dias, o Arraiá Brasil reunirá sete quadrilhas juninas de diferentes regiões do país em uma mostra competitiva, trazendo performances animadas dessa manifestação cultural. Entre as quadrilhas participantes, estão grupos de estados como Maranhão, Acre, Piauí, Pará e Tocantins. Além disso, grupos goianos também marcarão presença, mas em uma mostra não competitiva.
A disputa faz parte do Circuito Arraiá do Cerrado e é promovida pelo Instituto Meta e Verso, em parceria com o Instituto Idheias. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Cultura, além da co-realização da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas, Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás e Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno.
Além de assistir às apresentações de quadrilhas premiadas, o público poderá prestigiar a riqueza da cultura quadrilheira e as tradições das festas juninas, com músicas, coreografias e trajes típicos que celebram a diversidade cultural do Brasil.
A programação começa na sexta-feira (20/09) com ensaios abertos das quadrilhas juninas. No sábado (21/09), o momento mais aguardado será a competição nacional, onde as quadrilhas disputarão o título de melhor do Arraiá Brasil. No domingo (22/09), a festa continua com a mostra não competitiva, dando destaque aos grupos goianos.
Entre os participantes da disputa estão Junina Beija Flor dos Cocais (Maranhão), Junina Sassaricano na Roça (Acre), Junina Explosão Estrelar (Piauí), Associação Cultural Quadrilha Junina Arrasta Pé (Goiás), Quadrilha Ribuliço Ceilândia (Distrito Federal), Junina Veraneio (Goiás), Fogo no Rabo (Pará) e Encanto Luar (Tocantins).