O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), lançou um edital que visa à construção de mais de 13 mil unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda. O projeto, que faz parte do programa Pra Ter Onde Morar, inclui casas a custo zero, integralmente custeadas pelo Estado, e moradias com subsídios por meio da modalidade Crédito Parceria. O chamamento público para as construtoras interessadas já está disponível e a entrega de documentação terá início no dia 8 de outubro.
As empresas da construção civil que desejam participar do projeto poderão trabalhar com duas modalidades. No modelo de casas a custo zero, as moradias serão integralmente doadas às famílias, enquanto na modalidade Crédito Parceria, os beneficiários poderão financiar as unidades com subsídios do Estado de até R$ 47,4 mil, valor que pode ser utilizado como entrada no financiamento.
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, destacou a importância da iniciativa, explicando que o modelo de construção busca expandir o acesso à moradia em municípios menores, priorizando regiões que tradicionalmente não atraem investimentos da construção civil. Além disso, o credenciamento das construtoras será vinculado a um compromisso com o Estado, que inclui a construção de unidades habitacionais a custo zero.
Ao todo, o edital prevê a construção de 6.539 casas a custo zero e outras 6.539 unidades financiadas com subsídios, somando mais de 13 mil novas moradias no Estado. Os anexos, informações e esclarecimentos para as empresas interessadas estão disponíveis no site do Governo de Goiás.
Baldy reforça a importância de se ter atenção às etapas do processo para que as empresas tenham tempo hábil para preparar a documentação solicitada. A entrega desses arquivos ocorrerá a partir de 8 de outubro e poderá ser realizada pelo e-mail: _credenciamento_02_2024@agehab.go.gov.br. “A partir do momento que forem selecionadas, elas estarão habilitadas a iniciar obras em ambas as modalidades”, conclui.