O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), defendeu, nesta quinta-feira (22/02), uma maior integração das forças de segurança para o combate da criminalidade. Ele comentou o tema durante abertura do 1º Encontro dos Presidentes de Entidades de Oficiais Militares do Centro-Oeste, em um hotel, em Goiânia.
“Não podemos fragmentar. A ação tem de ser nacional, com capilaridade em todo o território brasileiro”, argumentou Caiado.
Para Caiado, a queda expressiva dos principais indicadores de criminalidade em Goiás, segundo levantamento do próprio governo, comprova que a colaboração entre as forças policiais dá resultado.
“Não tem vaidade de uma em detrimento a outra. Aqui essa integração foi um dos fatores preponderantes para atingirmos o nosso nível atual de segurança”, reforçou, ao mencionar pesquisa recente que mostra a violência como fator que mais preocupa os brasileiros.
Puxando o tema para o contexto nacional, o governador goiano disse que o controle da segurança pública traz, além de bem-estar à população, desenvolvimento econômico.
“Nós temos de ter coragem e não nos acovardarmos nessa discussão no cenário nacional”, continuou.
“Não existe Estado Democrático de Direito sem segurança pública. É o primeiro mandamento que todos deveriam entender em qualquer lugar do País”, concluiu.
O encontro segue até esta sexta-feira (23/02), com participação de 500 oficiais e representantes da área de segurança Pública de todo o País. Presidente da Assof-GO, o coronel Allan Pereira Cardoso afirma que o objetivo do evento é promover um alto nível de debate, além da troca de conhecimento.
“Os gestores sairão daqui melhor qualificados, e o resultado disso será visto lá na ponta”, declarou o anfitrião do encontro.
Ao final da programação, quatro cartas de intenções serão elaboradas para serem entregues aos governadores de Estados da região Centro-Oeste.
O encontro é organizado pela Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Assof/GO).