As obras de revitalização da Avenida Rio Verde, entre o Terminal Cruzeiro do Sul e a GO-040, estão prestes a ser concluídas, com ênfase na implementação de uma ciclovia ao longo do canteiro central, proporcionando maior mobilidade na via, que está na divisa entre Aparecida e Goiânia, e que passa por por intervenções estruturais, incluindo melhorias na pavimentação e no paisagismo.
As obras incluem também o recapeamento asfáltico em ambos os lados da via e aprimoramento da iluminação noturna com lâmpadas LED. A revitalização da Avenida Rio Verde abrange uma extensão de aproximadamente 5,5 quilômetros e inclui 28 ilhas de canteiros centrais. Além da ciclovia, o projeto contempla reforços na rede de drenagem em pontos específicos para prevenir alagamentos. A comunidade já pode observar as mudanças, como a substituição das lâmpadas por LED, proporcionando melhor visibilidade noturna aos condutores.
A conclusão da parte de paisagismo e recapeamento do lado de Goiânia precederá a próxima fase de obras na via, garantindo o fluxo contínuo do trânsito. As prefeituras estão empenhadas em finalizar a implantação do gramado no canteiro central e a execução da ciclovia nas primeiras semanas deste ano.
O prefeito Vilmar Mariano destaca a importância da colaboração entre as prefeituras de Aparecida e Goiânia para concretizar a revitalização da Avenida Rio Verde, que serve como elo entre as duas cidades.
Segundo Valéria Pettersen, secretária municipal de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia e uma das coordenadoras do projeto, a revitalização visa proporcionar maior qualidade urbana aos residentes locais e aos usuários diários da via.
O projeto, uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade e Trânsito de Aparecida, tem como objetivo atender a antiga demanda por melhorias na Avenida Rio Verde. “Assim que finalizar a parte do paisagismo e também o recapeamento da pista do lado de Goiânia, entramos com as máquinas na via no sentido de Aparecida para o recapeamento, assim o trânsito não fica bloqueado nas duas pistas, garantindo o ir e vir do cidadão”, pontuou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.