O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, assinou na tarde desta quinta-feira (19/10) a ordem de serviço para a construção do novo fórum da comarca de Aparecida de Goiânia pela empresa Porto Belo, ganhadora da licitação. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Presidência do TJGO e contou com a presença do vice-presidente do Poder Judiciário goiano, desembargador Amaral Wilson, e do corregedor-geral de Justiça, desembargador Leandro Crispim.
O terceiro fórum da cidade será construído em área doada pelo município na Avenida Dona Maria Cardoso, Bairro Jardim Luz, na região do Cruzeiro do Sul. Segundo o projeto do TJGO, o prédio terá nove pavimentos e a construção está orçada em R$ 104 milhões.
Os mais de 20 mil metros de área construída irão abrigar 15 unidades judiciárias, sendo três por pavimento, além dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, com previsão de 21 salas de conciliação, Sala de Depoimento Especial e Equipe Interprofissional e salas administrativas. Ainda de acordo com o projeto, o novo fórum contará com seis elevadores, auditório para 176 pessoas e ainda 169 vagas de estacionamento.
Na ocasião, o presidente Carlos França foi agraciado com o título de Cidadão Aparecidense. A honraria foi proposta e entregue pelo prefeito Vilmar Mariano e pelo vereador Arnaldo Leite, que na ocasião representava o presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador André Fortaleza.
Segundo o chefe do Judiciário goiano, o momento é bastante especial, “por um lado pela finalidade tão necessária e relevante para a comarca de Aparecida de Goiânia e, por outro, pelo recebimento do título de Cidadão Aparecidense, que recebo com muita honra e orgulho”, destacou, agradecido, o desembargador Carlos França.
O presidente Carlos França explicou que “magistrados e outros integrantes do sistema de justiça, em conjunto com representantes da sociedade local, apresentaram a demanda por um novo fórum na comarca e muitos passos foram dados para o início desta obra”, salientou, ao ressaltar que o tamanho do prédio é condizente com a necessidade dos serviços da comarca de Aparecida de Goiânia.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Subseção de Aparecida de Goiânia, Sebastião Justo Neto, na ocasião representando o presidente da OAB-GO, Rafael Lara, parabenizou a atual administração do Poder Judiciário goiano, na figura do desembargador Carlos França.
“A comarca de Aparecida vai oferecer ao jurisdicionado local maior facilidade para o acesso à justiça”, destacou Sebastião Justo Neto.
“A atual gestão do TJGO tem se destacado por avanços em tecnologia, aprimoramento da prestação dos serviços judiciais e expansão de comarcas que demandavam ampliação, refletindo muito positivamente no trabalho da Defensoria Pública estadual”, destacou o defensor público William Abreu de Amorim Júnior, que representou na solenidade o defensor público-geral do Estado de Goiás, Thiago Gregório Fernandes.
Conforme o vereador Arnaldo Leite, “Aparecida é a cidade que mais cresce no Brasil, e com o crescimento do município surge também o aumento das demandas, que tem sido prontamente respondidas, de forma especial pelo Poder Judiciário goiano”, elogiou o vereador, ao ressaltar que, enquanto representante da Câmara dos Vereadores, se sente honrado em fazer parte deste importante momento para o município.
Também estiveram presentes na solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção do novo fórum da comarca de Aparecida de Goiânia diversos magistrados e representantes da empresa responsável pela construção Porto Belo, além de outras autoridades.
‘Dia especial, porque vamos expandir a oferta de serviços judiciários no município’
Durante a solenidade, o prefeito Vilmar Mariano pontuou que as tratativas para construção do fórum começaram na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela. Naquela época, Vilmar era vereador e junto com os demais parlamentares ajudou aprovar o projeto de doação do terreno. Lembrou ainda que a cidade cresceu nos últimos anos e, por isso, precisa expandir os serviços judiciários.
“Fico feliz em ter participado do processo de doação e igualmente por participar desta solenidade de assinatura para início das obras do novo fórum. Hoje, sem dúvida, é um dia especial para nossa cidade, porque vamos, em breve, expandir a oferta de serviços do Tribunal de Justiça de Goiás em nosso município”, disse Vilmar Mariano, que na solenidade estava acompanhado da primeira-dama, Sulnara Santana e do procurador-geral do Município, Fábio Camargo.
O presidente do TJGO sublinhou a importância socioeconômica de Aparecida de Goiânia no cenário regional e agradeceu às autoridades municipais pela doação do terreno.
“A comarca, que já possuiu outros dois fóruns cíveis, terá ainda mais serviços do Poder Judiciário. Trabalhamos para tornar a justiça cada vez mais acessível e, para isso, estamos aumentando a capacidade de atendimento em todo Estado de Goiás”, frisou.
Representante de Aparecida de Goiânia na Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado estadual Veter Martins agradeceu o TJGO pela construção do novo fórum e reforçou que a unidade representa o respeito que a instituição tem pela cidade.
“Acompanhei todo processo para que fosse possível realizar essa obra e também agradeço todos que participaram. A população de Aparecida, sem dúvida, vai ter mais acesso aos serviços judiciários em menor tempo”, disse.