O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza, vai deixar o MDB. O vereador, que tem constantes divergências com o prefeito Vilmar Mariano, considera impossível os dois permanecerem no mesmo partido. A informação é do repórter Vinícius Portugal, do PORTAL NG.
“Eu tive uma conversa com o vice-governador e presidente do meu partido, que eu respeito muito, Daniel Vilela. Tivemos uma primeira conversa e, na próxima semana, teremos uma segunda conversa, para ver se ele pode me liberar para a gente procurar uma saída tranquila do MDB”, afirma Fortaleza, que está no segundo mandato – primeiro pelo MDB.
Fortaleza, que tem anunciado pré-candidatura a prefeito de Aparecida de Goiânia, já havia declarado meses atrás ao NG que, se Vilmar Mariano se refiliasse ao MDB, ele deixaria o partido. No entanto, para sair do partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária, ele precisa de uma autorização do dirigente da sigla.
Vilmar saiu do MDB na eleição de 2022 acompanhando o então candidato a governador Gustavo Mendanha; ambos se filiaram ao partido Patriota. Agora os dois estão de volta ao partido em que sempre estiveram, o MDB. Vilmar se filiou no partido no último dia 24 de agosto.
“Eu dependo de alguns detalhes, mas a vontade é essa [deixar o partido], até mesmo para que a gente possa seguir nosso caminho.Os meus projetos e os do prefeito se chocam aqui no município de Aparecida de Goiânia”, diz o político.
Sobre o futuro partidário, André Fortaleza comenta que tem conversado com alguns partidos, mas qualquer decisão passa ou pela liberação do MDB, para que fique livre para se desfiliar, ou terá que ser tomada somente durante o período de janela partidária, período de um mês que os detentores de mandatos no Legislativo podem mudar de partido sem risco de perder o mandato.
“Nós temos conversas com o Solidariedade, com o PSD do senador Vanderlan Cardoso, mas não temos janela partidária agora”, concluiu.