Hoje é 6 de outubro de 2024 23:23

Prefeito Rogério lança programa Cidade Segura para resolver problema de fios inutilizados em postes na capital

Ação será realizada na capital em parceria entre prefeitura de Goiânia, Ministério Público de Goiás, Equatorial e empresas de telecomunicação; meta é retirar todos os fios irregulares ou que não tenham utilidade
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz: “Essa ação vai dar mais segurança aos motoristas, ciclistas e motociclistas que transitam pelas vias públicas” // Foto: Jucimar de Sousa

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), lançou na manhã desta terça-feira (15/8), em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Equatorial Goiás e empresas de telecomunicações, o programa Cidade Segura. A meta é identificar, regularizar e diminuir a quantidade de fios de telecomunicações fixados nos postes da distribuidora de energia elétrica, a fim de evitar poluição visual e reduzir risco de acidentes.

Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), ao discursar no lançamento do programa Cidade Segura // Foto: Jucimar de Sousa

“Unimos forças para enfrentar e resolver esse problema antigo em Goiânia. Essa ação vai dar mais segurança aos motoristas, ciclistas e motociclistas que transitam pelas vias públicas”, explicou o prefeito, durante a solenidade de lançamento do programa.

O programa irá cumprir a Resolução Conjunta de número 004/14 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), artigo 8º, que exige a identificação de todos os pontos de fixação utilizados pelas empresas de telecomunicação.

O secretário municipal de Governo, Jovair Arantes, explicou que Goiânia conta hoje com 170 mil postes e muitos com excesso de fios pendurados e sem utilidade.

“Esse trabalho é no sentido de manter apenas os fios que são necessários e todos deverão ser identificados”, disse Jovair.

Ainda, segundo o secretário, o trabalho terá início já nesta quarta-feira (16/8). 

“Vamos começar pelas etapas I e II da Vila Mutirão, na Região Noroeste. Em seguida vamos para o Jardim Europa, Vila União e Jardim Planalto, na Região Sudoeste, afirmou. “A médio e curto prazos, nós queremos limpar a cidade inteira e fazer com que ela seja absolutamente harmônica entre a necessidade dos fios existentes”, informou o secretário.

O promotor de Justiça Carlos Alexandre Marque disse que o Ministério Público irá acompanhar o desenvolvimento e execução do programa.

“Em especial, vamos atuar para que a execução do programa traga o mínimo de transtornos para o cidadão”, afirmou o promotor.  

Representando o setor produtivo da capital, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, destacou a importância de enfrentar esse problema que acaba deixando a cidade feia.

“Parabenizo todos os envolvidos nessa ação, pois tenho certeza que vai deixar a cidade mais bonita e terá o reconhecimento da população. Sugiro que os vereadores participem também na identificação e na publicidade dos resultados”, disse Mabel, afirmando ainda que o setor produtivo ficou satisfeito com o Cidade Segura. “Goiânia vai ficar linda, prefeito, parabéns!”, finalizou o presidente da Fieg.

Ações conjuntas

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) vão trabalhar no suporte à fiscalização, segurança e controle do trânsito onde as ações serão realizadas. Para manutenção e limpeza, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) será responsável pelo recolhimento do material retirado e encaminhamento a associações de artesãos e catadores de recicláveis.

Prefeito Rogério Cruz e representantes das entidades e instituições participantes do programa // Foto: Jucimar de Sousa

Também participam da idealização, desenvolvimento e execução do programa Cidade Segura as secretarias municipais de Governo (Segov), Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Comunicação (Secom) e Assuntos Estratégicos; Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Agência de Regulação de Goiânia (AR).

Compartilhar em:

Notícias em alta