Hoje é 22 de novembro de 2024 13:58

Prefeito Rogério discute com Fórum Empresarial projeto de revitalização do Centro de Goiânia

Durante encontro com representantes do setor produtivo, foi apresentado um panorama do projeto, que inclui seis eixos temáticos, iniciativas em estudo pela prefeitura e ações que já estão em desenvolvimento para revitalizar a região central da Capital
Prefeito Rogério discute projeto de revitalização do Centro de Goiânia durante encontro com empresários: “Muitos projetos ficaram no papel e queremos que a nossa proposta tenha apoio e se concretize” // Fotos: Jackson Rodrigues

O prefeito Rogério Cruz discutiu nesta segunda-feira (14/8), com representantes do Fórum das Entidades Empresariais do Estado de Goiás, projeto para revitalização do Centro de Goiânia. Na reunião, que é realizada periodicamente, foi divulgado um relatório de ações nos eixos temáticos e ações prioritárias no processo de revitalização da região. O centro de Goiânia passa por um processo de degradação há décadas, apesar de ainda manter um comércio ativo durante o dia.

“Temos um Centro que precisa do nosso empenho e de um olhar cuidadoso. Vamos apresentar esse projeto à sociedade e também à nossa bancada. Vimos que muitos projetos ficaram no papel e queremos que a nossa proposta tenha apoio e se concretize”, afirmou Rogério Cruz.

No documento entregue às lideranças empresariais, o projeto é classificado como em desenvolvimento e tem como objetivo “um Centro vivo, um Centro para todos”. Durante apresentação, o prefeito manifestou preocupação em proteger o acervo Art Déco na região.

A apresentação listou as principais iniciativas para a revitalização da região central. Dentre os pontos citados estão: incentivos fiscais para habitação e fomento à economia; melhoria da infraestrutura e mobilidade; retorno das pessoas ao Centro de Goiânia; retomada de atividades culturais e esportivas; e a preservação do patrimônio histórico-cultural.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Vinícius Alves, já foram concluídas, ou estão em andamento, seis medidas para o projeto: o mapeamento econômico e social do local; o projeto de pedestrianização, que está em fase final; a conclusão do Master Plan, com estudo de toda área central, intervenções e impactos; revisão do projeto de lei de benefícios fiscais, com descontos em impostos; as tratativas sobre o Grande Hotel, Bosque dos Buritis e Jóquei Clube; e um estudo de concessões, e de parcerias público-privadas, para atividades no Bosque dos Buritis, Jóquei Clube, mercados municipais e pontos de ônibus.

O presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), José Garrote, avaliou que o projeto pode deixar uma marca histórica e que muitas cidades do mundo estão revitalizando suas regiões centrais.

“Estão levantando a memória da cidade, tem questões relacionadas à sustentabilidade, criando uma situação nova e é muito bom isso”, disse.

Drenagem – O presidente do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras de Goiás (OCB/GO), Luís Alberto Pereira, aproveitou o evento para agradecer o prefeito pela obra de drenagem na Avenida H, no Jardim Goiás, onde ocorrem alagamentos há vários anos, e que será lançada nesta semana, com investimento superior a R$ 7 milhões. “É um resultado concreto da nossa interlocução”, pontuou.

Compartilhar em:

Notícias em alta