Aproximadamente 8 mil produtos destinados a fins terapêuticos foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta terça-feira (1/8). A carga não tinha o registro exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estava sendo transportada do Ceará para Goiás.
De acordo com a PRF, a apreensão aconteceu na região de Ceilândia, no Distrito Federal, na BR-070. Ao fiscalizar a mercadoria, os policiais identificaram que os produtos estavam sendo transportados sem nota fiscal, o que já caracteriza irregularidade.
Além disso, na análise do conteúdo, constatou-se que os artigos continham rótulos que indicavam fins medicinais, alegando tratar desde problemas de saúde comuns até condições mais graves, como gonorreia e amigdalite.
A apreensão também contou com a participação de agentes fiscais do Ministério da Agricultura, que auxiliaram na identificação dos produtos e na constatação das irregularidades.
A carga foi apreendida e encaminhada para a 15ª Delegacia de Polícia Civil do Distrito Federal. Agora a carga passará por perícia para verificar a composição exata dos itens e avaliar detalhes sobre a declaração.
As investigações continuam para identificar a origem e o destino dos produtos, assim como as pessoas ou empresas envolvidas nesse transporte irregular.