O governador Ronaldo Caiado recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para repasse de 56 viaturas e equipamentos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). A solenidade aconteceu no fim da manhã de domingo (2/7), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
Lançado em março pelo presidente Lula, o Pronasci 2 é executado pela União em regime de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios e visa articular ações de segurança pública para prevenção, combate e repressão da criminalidade. O programa também inclui bolsa-formação para agentes de segurança, apoio às vítimas da criminalidade e o fomento às políticas de cidadania, com foco no trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos.
Ao todo, foram mais de R$ 9 milhões injetados pelo Governo Federal.
“Diga ao presidente Lula do agradecimento pela parceria que nós temos feito em todas as áreas”, disse Caiado ao ministro.
A ocasião marcou ainda a entrega de nove drones, armamentos, fardamentos, munições, entre outros equipamentos para o fortalecimento das ações de proteção e segurança no estado e da estrutura de repressão e combate à violência, dando eficácia às medidas protetivas, especialmente das mulheres.
Os resultados positivos das forças de segurança de Goiás foram ressaltadas pelo ministro: “Na área de Segurança, o crédito de Goiás é ilimitado, pois reconhecemos a importância e seriedade desse trabalho”.
Em cinco anos, segundo Observatório de Segurança Pública, o índice de latrocínio (roubo seguido de morte) em Goiás caiu 89,7%. A redução no roubo a transeuntes foi de 82,5% e, de veículos, de 91,2%.
“Modéstia à parte, nós estamos dando aula com nossa polícia qualificada e eficiente. Muitos estados têm buscado experiência aqui sobre combate efetivo à criminalidade”, destacou o governador.
As parcerias estabelecidas entre Estado e Governo Federal pelo combate à violência foram consideradas essenciais.
“Nós temos feito operações e quero agradecer muito à polícia de Goiás, que tem participado de todas. Fizemos operações integradas contra pedofilia, contra exploração sexual de crianças e adolescentes, de combate à violência contra mulher, entre outras. Em todas, as polícias goianas participaram conosco”, ressaltou o ministro.
Combate à violência contra a mulher de forma mais eficiente
Em Goiás, com investimentos de R$ 7,8 milhões, 56 viaturas serão destinadas a Delegacias de Proteção à Mulher e Patrulhas Maria da Penha, para auxiliar no combate à violência contra a mulher.
“Isso dá um apoio à nossa polícia, que vai se ocupar diretamente do combate ao feminicídio, à violência contra as mulheres, de forma ainda mais eficiente”, comentou Caiado.
“Chegaremos ainda mais rápido, chegaremos junto. Vamos aglutinar novas forças para realmente tranquilizar as mulheres do estado de Goiás”, acrescentou.
A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, saudou o ministro pelas entregas.
“A segurança pública é um exemplo e uma referência no Brasil porque nós temos um governador que apoia todas as polícias e que deixa com que elas trabalhem, fazendo um bom retorno a toda a população do estado de Goiás, que deseja a segurança”, afirmou Gracinha.
Flávia Morais elogia gestão de Caiado
Líder da bancada goiana na Câmara dos Deputados, a deputada federal Flávia Morais (PDT, foto) externou publicamente o respeito e o reconhecimento que toda a bancada goiana têm pelo trabalho das forças de segurança de Goiás.
“Hoje, se destaca a nível nacional, sendo reconhecida como a melhor segurança do Brasil”, pontuou.
A parlamentar também exaltou a gestão do governador Ronaldo Caiado.
“Tudo tem se transformado através dessa competência, atuação firme, combativa e sempre em defesa dos interesses do nosso Estado”, pontuou.
Equipamentos – Foram entregues pelo Governo federal 56 viaturas, sendo 12 Pronasci; 22 descaracterizadas da inteligência; 22 do projeto de fortalecimento da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos e Projeto de padronização e equipagem das instituições de Segurança Pública; 40.560 munições; nove drones; 465 peças de uniformes e 1644 equipamentos táticos diversos. Ainda foram entregues kit da Força Nacional, 20 Pistolas Spark (arma de choque não letal) e 16 pistolas Beretta.