Hoje é 21 de novembro de 2024 06:55

Caiado defende uso da tecnologia para inclusão de estudantes

Governador entregou novas instalações do Centro de Mídias do GoiásTec e lançou a campanha de matrículas para a rede estadual em 2025
Governador Ronaldo Caiado inaugura as novas instalações do Centro de Mídia do GoiásTec, no Setor Aeroporto, em Goiânia: programa da Seduc que recebeu R$ 10 milhões em investimentos para melhoria da estrutura // Fotos: Romullo Carvalho

O governador Ronaldo Caiado inaugurou nesta segunda-feira (11/11) a nova sede do Centro de Mídias do programa GoiásTec de mediação tecnológica, vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Criado em 2020, o GoiásTec é um centro voltado à produção de conteúdo para alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio em todo o Estado. Situado no Setor Aeroporto, em Goiânia, o local recebeu mais de R$ 10 milhões em investimentos.

“O ensino público será mediado nesse espaço por meio da tecnologia e da inovação. Aqui será produzido conteúdo de qualidade em áudio e vídeo que chegará às pessoas mais distantes dos principais centros urbanos de Goiás”, destacou Caiado, ao lado da titular da Seduc, Fátima Gavioli.

Uma das vantagens da tecnologia na educação, assinalou o governador, é permitir que o poder público proporcione tratamento isonômico e leve oportunidades aos 246 municípios.

“Vamos transformar uma geração de jovens, implementando o que há de melhor e criando possibilidades de elevação da renda per capita e da melhoria da qualidade de vida da população. Queremos fazer de Goiás um modelo de cidadania”, acrescentou o governador.

O novo Centro de Mídias do GoiásTec possui sala de professores, sala de coordenação, seis salas para a área técnica e oito estúdios, de onde são transmitidas aulas diárias para quase 10 mil estudantes da rede estadual. A meta é ampliar as oportunidades para que milhares de jovens em regiões mais afastadas e de difícil acesso possam concluir a Educação Básica.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, detalhou a parceria entre o Governo de Goiás e o Google, desenvolvedora dos chromebooks utilizados por alunos da rede pública estadual para acompanhar as atividades do GoiásTec.

“Todo esse material disponibilizado digitalmente contará com conteúdos alinhados às apostilas. Os alunos responderão às questões, e, assim, poderemos alimentar gráficos, compreendendo melhor quem aprende acima do básico, apenas o básico ou abaixo do básico. A educação em Goiás avança rumo à tecnologia. Toda essa estrutura é extremamente rica”, ressaltou ela.

“A tecnologia serve para levar praticidade. Estamos finalizando a licitação para que 100% das escolas públicas de Goiás tenham internet de alta qualidade via fibra ótica. Até o final de 2025, o GoiásTec chegará com mais agilidade a esses jovens, mesmo nas localidades mais isoladas, onde é complicado ter um professor em tempo integral”, enfatizou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Seduc abre prazo de solicitação de vagas para alunos novatos

O evento na capital também marcou o lançamento da campanha de matrículas para o período 2025/1 na rede estadual de ensino. A Seduc informou que o prazo para solicitação das vagas, iniciado nesta segunda-feira (11/11), segue até 1º de dezembro para alunos novatos. Os interessados devem acessar o site www.matricula.go.gov.br, preencher o formulário e indicar três opções de escolas para as quais desejam concorrer a uma vaga.

A Seduc oferta vagas para os anos finais do Ensino Fundamental; todo o Ensino Médio e ainda Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2025, haverá aumento do número de vagas para a educação de tempo integral (mais 15 mil) e para o ensino técnico profissional integral ao Ensino Médio (25 mil).

Vacinação – Durante o evento, Caiado fez um apelo para que os pais e responsáveis levem as crianças para vacinar.

“Não acreditem em opiniões totalmente fora de contexto da ciência”, disse, ao citar informações sem procedência que desacreditam as vacinas.

“É um pedido que faço aqui para que mantenham a carteira vacinal das crianças em dia”, frisou.

Compartilhar em:

Notícias em alta