Hoje é 8 de outubro de 2024 23:22

Policlínicas de Goiás participam de campanha para exames de mamografia

A expectativa é que as unidades participantes, em Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos, realizem até 40 exames por dia
Mulheres entre 50 e 69 anos são o principal foco da campanha, que realiza os exames tanto das pessoas na fila de espera quanto das demandas espontâneas // Foto: Iron Braz

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), está oferecendo exames de mamografia durante a Campanha Outubro Rosa, com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De 14 a 18 de outubro, as policlínicas estaduais vão realizar o programa de Redução da Fila de Mamografias, em que as unidades abrirão suas portas para atender mulheres tanto em fila de espera quanto por demanda espontânea. A expectativa é de que cada uma das seis policlínicas realize até 40 exames por dia.

As policlínicas que participam da campanha estão localizadas em Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos. O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, reforçou a importância do diagnóstico precoce: “A melhor maneira de combater o câncer de mama é com o exame e o diagnóstico precoce. Por isso, reforçamos tanto essa ação, não só em outubro, mas como uma medida contínua.”

Mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária recomendada para a realização da mamografia a cada dois anos, são o principal foco da campanha. Em Goiás, 38 mamógrafos estão em funcionamento em unidades de saúde estaduais e municipais. Segundo a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula Santos Pereira, o maior desafio não é a falta de equipamentos, mas a falta de informação. “As mulheres precisam saber que podem ir a uma das policlínicas ou na Atenção Primária para realizar o exame pelo SUS. O diagnóstico precoce salva vidas”, ressaltou.

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são alarmantes. A previsão é que, entre 2023 e 2025, surjam mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Em Goiás, a estimativa é de 1,9 mil novos casos. Em 2023, foram registrados 1.435 diagnósticos da doença no estado, e, até o momento, 551 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama, resultando em 373 mortes. No ano passado, o número de óbitos chegou a 634.

Compartilhar em:

Notícias em alta