Aparecida de Goiânia e Trindade terão esgotamento sanitário universalizado até dezembro deste ano, atendendo a 178 mil moradores. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado na manhã desta segunda-feira (29/5), durante solenidade de assinatura de termo de financiamento para as obras, no valor de R$ 728 milhões.
Oriundos do programa Saneamento Para Todos, do Ministério das Cidades, os recursos serão financiados pela Caixa Econômica Federal e banco BTG Pactual, e a BRK Ambiental, empresa subdelegatária da Saneago, será responsável pela execução dos serviços.
Como a Saneago repassa recursos para a BRK, o investimento acaba sendo realizado companhia goiana, que incorpora as benfeitorias a seu patrimônio. Na assinatura do contrato, Caiado afirmou que a ampliação da rede é resultado de uma gestão transparente e da correta administração dos recursos públicos.
“Hoje a empresa [Saneago] está saneada e por isso conseguimos fazer tantas obras”, disse.
“O meu ideal é que Goiás tenha água tratada e esgotamento sanitário em todos municípios”, complementou o governador.
Segundo o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, as novas obras vão melhorar a posição do estado em termos de saneamento básico.
“De 2018 para cá, saímos de 59% de cobertura de esgoto do estado e hoje passamos de 71%. Um número que, acredito fortemente, coloca Goiás entre os cinco com melhor cobertura de esgoto no país”, falou.
A universalização também atende a exigências do novo Marco Legal de Saneamento Básico, editado pelo governo federal em 2020 e que estabelece metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033.
“Com os investimentos assegurados hoje, anteciparemos em 10 anos a meta de universalizar os serviços de esgotamento sanitário em Trindade e Aparecida, levando mais qualidade de vida e saúde à população dos dois municípios”, ressaltou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.
Com o financiamento, serão implantados em Aparecida 898,6 km de rede coletora de esgoto, 38 km de interceptores, 12,5 km de coletores, 14,5 km de linha de recalque, 1,5 km de emissários e 43,5 mil novas ligações, além de novas estações elevatórias de esgoto.
As redes coletoras e as respectivas ligações prediais serão executadas nas bacias Santo Antônio, Lages e Dourados. Também está prevista a execução de 4.350 ligações intradomiciliares sem custo para famílias de renda mensal inferior a R$ 1,6 mil. Ao todo, 137 mil habitantes serão beneficiados com as obras.
Em Trindade, serão implantados 276 km de rede coletora, 15,3 km de interceptores, 11,8 km de linhas de recalque, 13,7 mil novas ligações prediais de esgoto e 1,4 mil ligações intradomiciliares. No total, 41 mil moradores serão beneficiados.
Vilmar Mariano: ‘Sonho da cidade que está sendo realizado’
Ao participar da assinatura do contrato de financiamento, o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (foto), ao lado do prefeito de Trindade, Marden Júnior, e do governador Ronaldo Caiado, lembrou que levar esgoto a 100% dos moradores era um “sonho” do ex-prefeito Maguito Vilela.
“O saneamento básico era um sonho da nossa cidade que hoje está sendo realizado. Era um problema que começou a ser sanado na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e que está sendo solucionado agora, na nossa administração”, lembrou Vilmar Mariano em referência ao pai do vice-governador Daniel Vilela, que participou da cerimônia.
Daniel também fez referência ao desejo de seu pai de conseguir levar o benefício a todos os moradores de Aparecida.
“Meu pai assumiu a prefeitura em 2008 e era algo em torno de 20% de assistência de saneamento através do esgotamento sanitário. Viver a universalização em tão pouco tempo é especial”, frisou Daniel.
O prefeito de Trindade ressaltou que a obra é “sinônimo de um governo que pensa e cuida das pessoas”.
A cerimônia de assinatura do contrato teve participação também do prefeito de Trindade, Marden Júnior, e do deputado estadual Veter Martins (Patriota).