Hoje é 21 de novembro de 2024 15:22

Temperatura em Goiás pode chegar a 42°C devido à onda de calor

Ainda sem previsão de chuva, umidade relativa do ar está em nível de emergência, podendo chegar a 10%
Risco de queimadas segue alto em todas as áreas de preservação monitoradas pelo Cimehgo // Foto: Reprodução

Uma onda de calor tem feito o calor em Goiás aumentar ainda mais, de 2°C a 5°C acima da média para o período. Os dados divulgados pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) mostram que as temperaturas serão especialmente altas na região Oeste e Norte do estado, onde podem chegar a 42°C.

De acordo com o levantamento, Porangatu irá alcançar a marca de 42°C nesta terça-feira e quarta-feira (24/09 e 25/09). Outras cidades como Goiás e Montes Claros devem chegar a 40°C no último dia de calor excessivo. No entanto, todas as regiões do estado têm temperaturas máximas próximas dos 40°C.

A massa de ar quente deve passar até quarta-feira (25/09), entretanto o estado ainda não tem previsão de chuva. O órgão alerta ainda para a baixa umidade do ar, que pode chegar a 10% no decorrer da tarde. Essa situação se enquadra em um nível de emergência.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para a saúde humana é de 50% a 60%. Além disso, o estado sofre com a qualidade do ar, que, de acordo com o Cimehgo, é regular a “ruim” por conta do impacto das queimadas.

O risco de incêndio nas unidades de conservação ambiental é tema de preocupação pelas autoridades. Todas as regiões monitoradas têm o risco alto de sofrer com queimadas, que em sua maioria são provocadas e até mesmo criminosas.

Compartilhar em:

Notícias em alta