Hoje é 23 de novembro de 2024 10:58

Onda de calor atinge Goiás com temperaturas altas e baixa umidade do ar

Conforme informações do Cimehgo, massa de ar quente deve permanecer durante toda a semana
Em estado de alerta, autoridades reforçam necessidade de cuidados com a saúde, como evitar exposição ao sol e aumentar ingestão de líquidos // Foto: Cimehgo

Uma onda de calor que vem se formando, principalmente sobre os estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, terá grande influência sobre o tempo nas cidades goianas, que devem registrar um aumento nas temperaturas durante toda a semana. As informações são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, a massa de ar quente é formada por um processo comum para essa época do ano. “Como não temos frentes frias por agora, nós temos esse fortalecimento da massa de ar quente, que se amplia e cresce pelo Brasil, trazendo as temperaturas elevadas durante a semana”, explica.

Entretanto, isso leva também à queda na umidade relativa do ar, que pode chegar a 14% em algumas regiões de Goiás, e é uma das principais preocupações para as autoridades. Nesse contexto, a Defesa Civil alerta para que a população redobre os cuidados, mantendo-se hidratada e evitando a exposição prolongada ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia.

Na capital, Goiânia, a previsão é de predomínio de sol ao longo do dia, com temperaturas máximas que podem atingir os 36°C. A umidade relativa do ar deverá variar entre 14% e 60%, com os níveis mais baixos sendo registrados durante o período da tarde. Esse índice de umidade coloca a cidade em estado de alerta pelo Cimehgo.

As regiões Oeste e Norte do estado devem ser as mais afetadas pela massa de ar quente, podendo registrar temperatura de até 40°C e umidade do ar mínima de 14%.

Situação que muda a partir do próximo final de semana, quando, segundo André Amorim, uma frente fria faz com que as temperaturas voltem à normalidade. “Nós teremos aí uma frente fria subindo pelo Brasil. A princípio, não traz chuvas aqui para Goiás, mas teremos uma redução nas temperaturas. Ou seja, elas voltam para a normalidade, ao invés de termos temperaturas acima do comum para o período”, afirmou.

Compartilhar em:

Notícias em alta