O vice-presidente da República e ministro, Geraldo Alckmin, participou na manhã de ontem da 7ª edição do Roadshow Brasil Mais Produtivo, na Casa da Indústria em Goiânia. O evento, que faz parte do Brasil Mais Produtivo – programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do qual Alckmin é titular e que serve para alavancar a competitividade do setor produtivo – foi organizado em Goiás pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com a organização, o roadshow é uma oportunidade para empresários conhecerem os benefícios de aderir ao programa, que oferta soluções, capacitações e consultorias gratuitas, com foco no ganho de produtividade. A programação contou com apresentações de cases de sucesso, espaço para perguntas e realização de cadastro das empresas interessadas em participar do Brasil Mais Produtivo.
Durante o evento, Alckmin anunciou R$ 2 bilhões para o atendimento de 200 mil micro, pequenas e médias indústrias de forma digital e outras 93 mil com acompanhamento presencial em Goiás para otimizar processos, solucionar problemas e implementar inovações na indústria brasileira. O Brasil Mais Produtivo é nacional e faz parte do programa Nova Indústria Brasileira (NIB), lançado no início deste ano, que objetiva apoiar as pequenas indústrias na jornada de produtividade e transformação digital de seus negócios. “É com muita satisfação que convido os empresários da indústria a participarem junto conosco no programa Brasil Mais Produtivo, que dará mais competitividade, inovação e geração de renda e empregos para a região”, afirmou Alckmin.
“Não mediremos esforços para ajudar micro, pequenos e médios empresários”, diz presidente em exercício da FIEG
O presidente em exercício da FIEG, André Baptista Lins Rocha, evidenciou em seu discurso os resultados do programa do governo federal e enalteceu a visita inédita de um vice-presidente à entidade. “É com muito orgulho que recebemos aqui na Casa da Indústria esse evento e pela primeira vez na nossa história um vice-presidente da República. Esse roadshow é uma oportunidade de impulsionarmos nossa economia. Lançado aqui mesmo na FIEG em março deste ano, o Brasil Mais Produtivo já acumula resultados auspiciosos na evolução da produtividade e transformação digital das micro, médias e pequenas empresas. A indústria brasileira precisa de modernização e investimentos para continuar competitiva no cenário global e os casos de sucesso de empresas que contaram com a ajuda do Senai e do Sebrae servem de exemplo para nós. Não mediremos esforços para transformar nossa indústria e elevar nossa competitividade”, destacou.
Em sua fala o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, aproveitou para mostrar a força da indústria goiana com dados atuais do IBGE que mostram, na Pesquisa Industrial Mensal, que nos últimos 12 meses a indústria goiana teve um crescimento de 9,3%. Nesse período a indústria brasileira registrou 1,5% de crescimento. Em relação a 2024, Goiás cresceu 7,6%, enquanto o país cresceu 2,6%. “Trago esses dados, vice-presidente, para que todos tenham uma referência muito forte de que o estado de Goiás, pela junção de todos os atores que realmente fazem as coisas acontecerem e promovem todo esse crescimento e desenvolvimento, demonstra toda a importância do Sebrae no seu papel de apoiar as micro e pequenas empresas, que representam 95% das empresas constituídas no estado”, afirmou.
Participaram do evento o vice-governador do estado, Daniel Vilela, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o presidente em exercício da Fieg e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, André Baptista Lins Rocha, o senador Jorge Kajuru, o diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Carlos Geraldo, e representantes da Embrapii, entre outras autoridades, como a segunda-dama, Lu Alckmin, e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia.