Hoje é 21 de novembro de 2024 20:51

Bombeiros entram no 4° dia de combate ao incêndio no Parque Altamiro de Moura

Estimativas apontam que mais de 239 hectares de área protegida foram queimados; vento e baixa umidade do ar agravam a situação
Autoridades alertam motoristas para redobrar atenção ao passar pela BR-060 devido à falta de visibilidade causada pela fumaça // Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Conforme levantamento realizado na manhã desta quarta-feira (15/08), o incêndio florestal no Parque Estadual João Leite e no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, BR- 153 e 060 na Zona Rural de Goianápolis, já devastou uma área verde de 239 hectares, o equivalente a 334 campos de futebol.

O fogo, que começou nesta segunda-feira (12/08), está agora retido no chamado Bloco dos Ipês. Segundo o Capitão Sanjay, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, os esforços de combate estão se concentrando em conter a propagação das chamas, evitando que elas se propaguem para outros setores do parque.

Durante o período da tarde, entretanto, as condições meteorológicas tendem a dificultar o trabalho dos bombeiros e brigadistas. A elevação das temperaturas e a baixa umidade relativa do ar propiciam o aumento da intensidade do incêndio, aumentando o risco de que ele se alastre para o outro lado da BR-060. Nesse período, foram detectados alguns focos no canteiro central e na faixa de domínio oposta da rodovia, mas os bombeiros conseguiram apagar o fogo com sucesso.

O CBMGO alerta para que os motoristas que trafegam pela BR-060 redobrem a atenção e reduzam a velocidade, pois a visibilidade fica prejudicada pela fumaça nos trechos próximos ao incêndio.

“As matas fechadas dificultam o acesso aos focos do incêndio, mas estamos trabalhando com a ajuda de drones para traçar a melhor estratégia de combate ao incêndio”, afirmou o capitão Sanjay Narendrakumar do CBMGO.

Compartilhar em:

Notícias em alta