Hoje é 27 de novembro de 2024 03:39

Goiás já tem mais de 400 casos confirmados da síndrome mão-pé-boca

Doença contagiosa causada por vírus é mais comum em crianças antes dos cinco anos de idade, mas também pode atingir adultos

Em apenas 10 dias, o número de casos confirmados da síndrome mão-pé-boca saltou de 253 para 435. O número representa um aumento de quase 72%. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com a pasta, no dia 12 de maio haviam sido confirmados 253 casos da doença e na última segunda-feira (22/5), o número saltou para 435. 

O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca. A doença é uma enfermidade contagiosa causada por um vírus e, embora possa atingir também os adultos, é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. 

Especialistas afirmam que a síndrome não é considerada grave, mas pode evoluir para um quadro mais severo se não receber a devida atenção e são mais comuns em crianças, embora possa acometer também os adultos.

Outros sintomas comuns são: febre; aparecimento, na boca, amígdalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações; erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital; mal-estar; falta de apetite e vômitos e diarreia.

Compartilhar em:

Notícias em alta