A Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana 2024 é um evento organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e Governo de Goiás, e tem a intenção de incentivar esse mercado em Goiás. A edição deste ano ocorre entre 07 e 10 de agosto no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e vai contar com uma parceria estratégica com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ampliando seu alcance e impacto no mercado internacional.
A ApexBrasil deve trabalhar na capacitação das empresas participantes. A agência promoverá ações educativas focadas em exportações, preparando os empreendedores para as rodadas de negócios internacionais. Além disso, atuará na divulgação do evento, atraindo compradores internacionais e apresentando oportunidades de vendas no mercado global através do projeto E-xport.
Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, destaca a importância dessa parceria: “A parceria com a Apex na Amarê Fashion 2024 é um demonstrativo da força da moda goiana e se consolida como um marco importante para a moda brasileira. Com essa parceria estratégica, a Semana da Moda Goiana vai dar visibilidade aos talentos goianos no cenário internacional, fomentar a exportação da moda brasileira e atrair novos negócios e oportunidades para o setor, impulsionando assim o desenvolvimento econômico e cultural do estado e, consequentemente, do país.”
Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, ressalta a relevância da internacionalização no setor de moda. Segundo Baiocchi, a Fecomex está facilitando a participação de estilistas e compradores internacionais, fortalecendo a presença goiana no mercado global: “A Fecomex, que é a unidade de relações exteriores da Fecomércio, está fazendo toda a interlocução com a embaixada de Gana para a vinda de três estilistas, além de 15 a 20 compradores, a embaixadora e representantes da Câmara de Comércio Africana. Toda essa atuação fortalece os negócios, aumentando a visibilidade e mostrando a relevância da nossa produção de moda goiana para o público internacional.”
O evento, em sua terceira edição, traz o tema “Conexões” e destaca a importância da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento do mercado de moda. Com uma identidade visual assinada por IA, a Amarê Fashion 2024 visa conectar a tecnologia com o humano, promovendo uma interação enriquecedora entre esses elementos. Antônio Carlos de Souza Lima Neto afirma: “Nesta 3ª edição, a Inteligência Artificial se torna ponto de discussão junto ao tema Conexões, pois queremos mostrar que o ‘humano com a tecnologia’ é importante assim como o ‘humano com o humano’.”
A Amarê Fashion contará com uma programação diversificada, incluindo desfiles, rodadas de negócios, talks e palestras. Serão quatro dias consecutivos de desfiles, com a participação de treze marcas goianas, além de um concurso de estilistas e um desfile dos alunos do Senac Fashion School, sob a mentoria de Jum Nakao. A presença do Instituto Rio Moda também é um destaque, oferecendo suporte e desenvolvimento de competências para 22 marcas autorais goianas.
Thais Oliveira, gestora estadual de moda do Sebrae Goiás, explica a ideia do evento: “Nosso objetivo é gerar a entrega das melhores tendências de moda alinhadas com um dos principais eixos da cadeia de produção criativa; para isso, também visamos promover o fomento, o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico com o propósito de fortalecer os negócios da moda goiana.”
O Governo de Goiás também desempenhará um papel significativo no evento, promovendo a qualificação profissional gratuita. Desde 2023, mais de 10.600 profissionais foram capacitados em cursos como Corte e Costura e Modelagem. Durante a Amarê, o Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) apresentará trabalhos dos alunos e realizará atividades interativas.
César Moura, secretário de Estado da Retomada, destaca a importância da moda para o desenvolvimento econômico do estado: “Investimos mais de R$ 100 milhões em equipamentos e estruturas nos Colégios Tecnológicos de Goiás, além de R$ 6 milhões somente em incentivo para empreendedores da moda abrirem o próprio negócio. E durante a Amarê, o público reconhecerá no Cotec a educação profissionalizante gratuita de muita qualidade que o Governo de Goiás oferece.”
Exposição Pluralidades destaca Empreendedorismo Feminino Negro na Amarê Fashion
Durante a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que ocorre de 7 a 10 de agosto de 2024, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, a exposição fotográfica “Pluralidades” estará também aberta à visitação. Organizada pela jornalista Francis Telles, a mostra tem como objetivo valorizar a diversidade e o empreendedorismo feminino negro.
Com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo da Prefeitura de Goiânia, ela reúne 10 fotografias de mulheres negras, incluindo uma africana, capturadas pelo fotógrafo Cássio Cardoso. As imagens contam com roupas, acessórios e maquiagem de empreendedoras locais, e toda a produção foi realizada por profissionais negros, reforçando a representatividade.
Francis Telles, idealizadora do projeto, enfatiza a necessidade de visibilidade para as mulheres negras no mundo da moda. “A exposição ‘Pluralidades’ busca quebrar os padrões únicos de beleza e destacar a pluralidade da mulher brasileira”, afirma Francis. “Nosso objetivo é dar visibilidade à beleza da mulher negra e às empreendedoras que enfrentam desafios diários.”
O Sebrae Goiás, por meio do programa Plural, está fortemente envolvido na promoção do empreendedorismo feminino negro. Vera Lúcia Elias de Oliveira, gestora do programa, explica que a iniciativa visa promover igualdade de oportunidades, diversidade e inclusão, ampliando os negócios liderados por grupos sub-representados. “Programas como o Sebrae Delas são essenciais para valorizar as competências e habilidades das mulheres empreendedoras”, destaca Vera Lúcia. “A Amarê Fashion, ao abrir espaço para uma exposição local feita por pessoas locais, promove cultura, igualdade e pluralidade”, conclui Francis Telles.