A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, fez sua primeira aparição pública nesta segunda-feira (22) após se tornar o principal nome democrata para a candidatura à presidência. Em um breve discurso durante um evento na Casa Branca, Harris agradeceu ao presidente Joe Biden pelo apoio e elogiou seu legado. Sem aceitar perguntas dos jornalistas, ela destacou: “O legado de Biden é incomparável.” Harris, que já recebeu apoio de diversos líderes democratas, mas ainda não foi oficializada como candidata, o que é aguardado com expectativa pelos apoiadores.
Em suas redes sociais, ela anunciou sua primeira viagem de campanha para Wilmington, em Wisconsin, e publicou um texto em que se destaca a seguinte fala. “Estou honrada por ter o apoio do presidente e minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação. Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata — e unir nossa nação — para derrotar Donald Trump e sua extrema agenda Projeto 2025. Se você está comigo, faça uma doação agora mesmo”, disse Kamala.
Neste domingo (21/7), por meio de uma publicação no seu perfil no X (antigo Twitter), o presidente Joe Biden anunciou que não será o candidato à reeleição nos Estados Unidos. Em seguida Joe Biden ainda endossou apoio à vice-presidente, Kamala Harris. O partido realizará a Convenção Nacional Democrata em Chicago, em pouco menos de um mês, entre os dias 19 e 22 de agosto, até a data o nome do candidato deverá já ter sido decidido pelos apoiadores do democrata.
Na carta ao povo americano, o presidente destacou seus feitos durante estes quatro anos de mandato. “Hoje, os EUA têm a economia mais forte do planeta. Fizemos investimentos históricos na reconstrução da nação, reduzimos o custo dos remédios para idosos, expandimos o acesso à saúde em número recorde. Aprovei a primeira lei de contenção de porte de armas em três décadas. Indiquei a primeira juíza negra da Suprema Corte e elaborei a legislação mais robusta de proteção ao clima no planeta.”