Hoje é 24 de novembro de 2024 11:57

Justiça proíbe pesquisa que indicava liderança de Marcus Vinícius em Valparaíso

Atual prefeito, Pábio Mossoró, e seu pré-candidato a prefeito estão impedidos de divulgar os números do levantamento apontado como fraudulento
Pábio Mossoró e o pré-candidato a prefeito Marcus Vinícius: divulgação da pesquisa não apresenta o nível de confiança exigido e levantamento não foi complementado adequadamente, deixando de incluir detalhes sobre as áreas abrangidas // Foto: Reprodução

O juiz Leonardo Lopes dos Santos Bordini, da 33ª Zona Eleitoral de Valparaíso de Goiás, proibiu a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Igape, referente à eleição para prefeito do município do Entorno do Distrito Federal. Na decisão, expedida nesta quarta-feira (10/7), o juiz determina que o prefeito Pábio Mossoró e o pré-candidato a prefeito Marcus Vinícius, ambos do MDB, se abstenham de divulgar o resultado da referida pesquisa em qualquer aplicativo/mídias e, caso já tenham divulgado, que promovam no prazo de 24 horas a imediata exclusão, inclusive de vídeos eventualmente divulgados em redes sociais, sob pena de incidência da multa.

A decisão foi tomada em ação de impugnação de registro de pesquisa eleitoral movida pelo Partido Mobilização Nacional (Mobiliza), que apontou irregularidades na pesquisa, registrada sob o número TRE-GO 03718/2024. O partido sustenta que Pábio e Marcus Vinícius têm divulgado a pesquisa de modo irregular, com omissão do nível de confiança atribuído ao levantamento, e que, ainda, não houve a complementação da pesquisa até o dia seguinte, para o registro na amostra final da área de abrangência do levantamento eleitoral.

A pesquisa foi amplamente divulgada pelo grupo político ligado a Pábio Mossoró, uma vez que o resultado do levantamento apontava uma liderança do pré-candidato Marcus Vinícius, escolhido pelo prefeito para disputar a sucessão municipal, em busca de uma continuidade da atual gestão. Um jornal impresso da região também foi distribuído na cidade trazendo os números da pesquisa.

O juiz estipulou multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão que ordenou a suspensão imediata da divulgação dos resultados da pesquisa. O atual prefeito e o pré-candidato Marcus Vinícius têm dois dias para apresentar defesa, após a notificação, e o Ministério Público Eleitoral emitirá parecer sobre o caso.

A decisão visa assegurar a transparência e a legalidade no processo eleitoral em Valparaíso de Goiás. A denúncia foi feita por Lucas Rodrigues Paulino, presidente do partido Mobiliza no município e a representação e assinada pelos advogados Julio Cesar Meirelles, Glauco Borges de Araújo Junior e Matheus Augusto Chagas.

Compartilhar em:

Notícias em alta