Hoje é 23 de novembro de 2024 05:59

Polícia recupera equipamentos de concessionária de energia instalados em fábrica

Além de localizar e apreender os equipamentos, operação terminou com uma pessoa presa em flagrante por furto de energia elétrica
Investigações foram iniciadas depois do recebimento de informações de que relataram uma agroindústria de processamento de batatas possuía uma instalação clandestina que não registrava o consumo de energia elétrica // Fotos: Divulgação PCGO

Policiais civis do Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais de Luziânia e da Delegacia Distrital de Cristalina deflagraram, nesta quinta-feira (27/6), uma operação no intuito de cumprir ordem judicial de busca e apreensão em local que havia equipamentos desviados do estoque da concessionária de energia Equatorial. As informações são da assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Goiás.

Uma pessoa foi presa em flagrante durante a ação policial, por furto de energia elétrica. Também foi feita apreensão de objetos irregulares, sendo devidamente restituídos à vítima. Os equipamentos desviados da concessionária de serviço público estavam instalados de forma clandestina em uma manufatura de batatas.

De acordo com a polícia, as investigações foram iniciadas depois do recebimento de informações provenientes da Equatorial, ainda no ano de 2023, que relataram que uma agroindústria de processamento de batatas possuía uma instalação clandestina que não registrava o consumo de energia elétrica, além do transformador que tinha sido furtado da própria concessionária.

“Foram alvos desta operação uma manufatura em que eram processadas batatas e todo o pátio industrial era alimentado através de um medidor que deveria estar no estoque da Equatorial, assim como o transformador que deveria estar em Goiânia, no depósito desta empresa”, explica o delegado Rony Loureiro, um dos responsáveis pela operação.

Delegado pede para população denunciar

Além da ação na manufatura, um empreendimento fabril de agronegócio em construção também foi alvo dos policiais, na mesma cidade de Cristalina, localizada no Entorno do Distrito Federal. Os policiais checaram denúncia de que no local havia poste e equipamentos provavelmente extraviados ou furtados da Equatorial, que deveriam estar no estoque central de Goiânia.

O prejuízo estimado causado à concessionária ultrapassa R$ 100 mil em desvio de energia, valor este que é diluído na conta de luz do consumidor.

“Infelizmente os prejuízos de desvios de energia acabam sendo diluídos por toda a coletividade. Então pedimos à comunidade que denuncie essas situações para que as contas de energia não fique com esses valores elevados e grandes consumidores tomem ciência de que essas operações continuam”, acrescentou Loureiro.

Os nomes das empresas e pessoas envolvidas não foram divulgados.

Compartilhar em:

Notícias em alta