O vereador Willian Panda, do PSB, pode entrar na disputa para a prefeitura de Aparecida de Goiânia. O partido participa da gestão do prefeito Vilmar Mariano (União) e estava propenso a apoiar a reeleição dele, mas pode lançar candidato próprio, depois da decisão de troca de candidato da base governista. O lançamento de candidatura própria é pleiteada por Panda, que em 2021 assumiu e estruturou a então recém-criada Secretaria Municipal de Habitação, mas deixou a pasta um ano depois, para retornar à Câmara e disputar a eleição de deputado estadual no ano seguinte.
“A Executiva e o Diretório Municipal do PSB de Aparecida de Goiânia, diante do atual contexto político-eleitoral que culmina na reorganização das candidaturas a prefeito e respeitando a resolução 001/2024 da Comissão Executiva Nacional comunicam que foi aprovada por unanimidade em reunião nesta tarde (24/6/2024), uma consulta interna ao Diretório Estadual e ao Diretório Nacional do PSB sobre a pré-candidatura do vereador Willian Panda à prefeitura de Aparecida de Goiânia”, informou em nota o Diretório Municipal do PSB.
Ainda na segunda-feira (24), a consulta interna foi protocolada e o diretório aguarda respostas das referidas instâncias.
“Entendemos que, no atual cenário, é crucial termos uma candidatura alinhada com os princípios democráticos e progressistas. O povo de Aparecida de Goiânia está à espera de novos líderes que deem voz aos trabalhadores, à juventude e, enfim, a todas as famílias mais vulneráveis”, diz outro trecho da nota, assinada pelo presidente do partido em Aparecida de Goiânia, Deurimar Barbosa Silva.
‘Aparecidense não vota em extremistas para eleição municipal ou Câmara de Vereadores’
O vereador Willian está em seu segundo mandato e teve 15.612 votos nas últimas eleições estaduais, sendo 11.084 em Aparecida.
Panda foi questionado pela reportagem do PORTAL NG sobre a decisão de lançar candidatura própria na cidade, após troca do candidato da base governista. Ele assim respondeu: “Como a base não tem mais um candidato definido unificado, nesse momento, portanto, o melhor projeto é da candidatura própria”.
“O recado claro é que o aparecidense não vota em extremistas para eleição municipal ou Câmara de Vereadores. Aqui ou tem propostas e trabalho prestado ou passa vergonha nas urnas”, acrescenta o vereador.
Caso a reposta do partido seja positiva, Panda já adianta que pretende conversar com todos os partidos do campo democrático e progressista, lideranças políticas estaduais e federais, “a fim de consolidar uma candidatura majoritária”.