Hoje é 24 de novembro de 2024 20:34

Prefeitura de Goiânia amplia investimentos na educação e garante entrega de 9 unidades, além da reforma de todas as escolas da rede

Avanço histórico inclui ampliação de vagas, criação da rede de robótica com implantação de laboratórios makers, ampliação de vagas, entrega de kits de uniformes e material escolar e retomada de obras paralisadas em gestões anteriores
Foto: reprodução

A Prefeitura de Goiânia amplia, desde janeiro de 2021, os investimentos em educação. Os esforços para tornar a capital referência em educação já garantiram a entrega de 9 unidades, são elas: Cmei Dom Antônio Ribeiro, Cmei Dona Ramila, Cmei Nion Albernaz, Cmei Ceasa, Cmei Vila Areião, Cmei João Pedro Calembo, Cmei Silvia Praxedes, Escola Municipal de Tempo Integral Professora Marlei Garcia e Escola Municipal Donata Monteiro. O esforços resultaram na ampliação de mais de 5 mil vagas no ensino fundamental e nos Cmeis.

A atual gestão retomou obras paralisadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Residencial Barravento, Santa Helena e Residencial Mendanha. Outras 9 obras estão com processo em andamento e, no momento, aguardam Notas de Empenho e certificações dos contratos pela Controladoria Geral do Município (CGM) para retomada.

Além disso, a educação municipal acumula avanços históricos com a criação da rede de robótica com implantação de laboratórios makers em 7 escolas e reforma de todas as instituições de ensino. As obras foram realizadas com recursos do Programa Escola Viva, que destinou mais de R$ 64 milhões de forma descentralizada aos Cmeis e escolas para aplicação em demandas estruturais.

A prefeitura também distribuiu novos kits de uniformes e ampliou os recursos da merenda escolar em 264% sobre o valor destinado pelo Governo Federal, garantindo alimentação de qualidade para as crianças, adolescentes e adultos matriculados nas unidades educacionais. Outro avanço é a expansão de salas de recusrsos multifuncionais de 27 para 60, entre 2021 e 2024. Em relação ao número de escolas integrais, o salto foi de 35 para 45.

De olho no futuro

A Prefeitura de Goiânia instituiu, na Vila Ambiental, no Parque Areião, o primeiro modelo de biblioteca ambiental, para disseminação de práticas sustentáveis, e que cumpre o propósito de ser um espaço de descoberta, de aprendizado e de formação da consciência ambiental. No local, as crianças ampliam conhecimentos em meio ao contato com o parque, sendo o espaço utilizado periodicamente por professores da rede municipal e parceiros do terceiro setor como atividades extraclasse.

Com capacidade para atender mais de 200 profissionais em formações diárias, a Prefeitura de Goiânia criou o Centro de Formação dos Servidores da Educação, que iniciou as atividades em março de 2024. O espaço situado na Rua 19, no Setor Oeste, reafirma a atenção da gestão em valorizar a formação continuada dos profissionais pedagógicos e administrativos da Educação.

Para reforçar o ensino na capital, prefeitura já convocou 1194 pessoas aprovadas no último concurso, com 519 vagas e cadastro de reserva. Das 107 vagas para professores de área, todos foram convocados. Na pedagogia eram 87 vagas e foram convocados um total de 466 profissionais.

O salto de 9° para o 4º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2021, nos anos iniciais do ensino fundamental entre as capitais brasileiras, mostra que Goiânia está no caminho certo ao investir na infraestrutura da rede de ensino, ampliação do acesso a vagas e transformação do ensino público municipal.

Compartilhar em:

Notícias em alta