Caldas Novas promove, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMMARH, mais uma edição do maior programa de castração animal de sua história. O projeto da Rede Municipal de Proteção Animal já realizou mais de 4 mil procedimentos de forma gratuita, melhorando assim a saúde única na região e evitando que crias indesejadas sejam abandonadas pelos seus donos.
O Mutirão de Castração Animal encontra-se na sede da SEMMARH, que fica na rua C-12, no Itanhangá I, próximo ao Sindicaldas, de 03 a 07 de junho. O serviço é disponibilizado para cães e gatos maiores de seis meses, que devem permanecer em jejum de 6 a 8 horas antes do horário marcado para a cirurgia. Eles receberão anestesia, então precisam estar em bom estado de saúde. Os interessados precisam fazer a inscrição do animal no local.
A expectativa do programa é realizar 200 castrações por dia, atingindo assim mil procedimentos ao final do mutirão. O secretário Sergio Gustavo destaca que a política de proteção animal é uma das pautas do governo do prefeito Kleber Marra.
“A castração de cães e gatos está inserida nesse contexto de bem-estar animal. Além disso, é uma questão de saúde pública que auxilia no controle populacional dos animais. Estamos todos muito felizes com o alcance social e o impacto positivo que esse projeto tem gerado de diversas formas, especialmente na saúde pública, atuando na prevenção de doenças. Enfim, a castração animal, sem dúvidas, é um ato de amor”, afirmou ele.