O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (União), deu início na noite desta quarta-feira (5/6) às obras de construção de uma ponte que conectará os setores Veiga Jardim (etapas I e II), Colinas de Homero e Porto das Pedras, em Aparecida de Goiânia. Com previsão de conclusão em oito meses, a nova estrutura vai melhorar significativamente a mobilidade urbana e a segurança dos moradores da região.
A ordem de serviço foi assinada durante uma cerimônia que marcou o pontapé inicial para os trabalhos. A ponte, com 24 metros de comprimento e 12 metros de largura, comportará duas faixas de rolamento e será construída entre a Avenida Veiga Vale e a Rua 14. O investimento estimado da Prefeitura é de R$ 2,9 milhões, com uma área total de pista pavimentada de 100 metros.
“O início será imediato. Já estamos dando a ordem de serviço e a empresa vai levantar todo o equipamento necessário e já executar os trabalhos”, afirmou o prefeito.
Mariano destacou a robustez e segurança da nova estrutura em comparação com a antiga passarela de ferro, que foi levada pela chuva.
“A ponte será uma estrutura robusta, muito mais segura do que a antiga passarela de ferro. Agora, com a nova ponte, haverá uma mobilidade muito maior, permitindo o deslocamento de carros, motos e outros veículos, além da travessia segura de pedestres”, explicou.
O superintendente de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura, Roberto Lemos, explica como será a execução do projeto: “O primeiro passo é o levantamento topográfico e a locação correta da ponte. Serão oito vigas pré-moldadas feitas na fábrica e depois trazidas ao local. A fundação da ponte será executada simultaneamente, seguindo um cronograma de oito meses de execução”.
A cerimônia de lançamento da obra contou ainda com presença dos vereadores Amendoim (União Brasil), Isaac Martins (União Brasil), William Panda (PSB) e Camila Rosa (PSD). Dos secretários municipais Pollyana Oliveira (Governo), Marcelo Augusto (Esporte, Lazer e Juventude), Vanilson Bueno (Relações Institucionais), Luiz Maronezi (Companhia de Desenvolvimento de Aparecida), além do presidente do AparecidaPrev, Robes Venâncio, e secretário executivo de Mobilidade, Sérgio Carvalho.
‘Melhorará significativamente a qualidade de vida das pessoas aqui’
O vereador Arnaldo Leite (MDB) comentou a importância da obra para a comunidade, que, segundo ele, era muito esperada, sonho antigo da população.
“Vai beneficiar não só os bairros diretamente ligados, mas também várias regiões. Atualmente, os moradores precisam percorrer de quatro a cinco quilômetros para atravessar de um lado ao outro. A nova ponte melhorará significativamente a qualidade de vida das pessoas aqui”, comentou Leite.
Sandro Oliveira (MDB), também vereador, ressaltou os benefícios para o comércio local: “Facilitará o acesso dos comerciantes, que atualmente precisam contornar grandes distâncias para fazer entregas. A nova ponte interligará três bairros, melhorando a mobilidade e impulsionando a economia local”.
Divino dos Reis, comerciante e morador do Veiga Jardim II, marcou presença no evento e falou do impacto positivo que a obra vai trazer para ele e a população local.
“Vai facilitar o acesso, economizaremos tempo e dinheiro. Atualmente, temos que dar uma volta de quase dez quilômetros para entregas que, com a nova ponte, serão feitas em apenas dois quilômetros. Será muito bom para todos os moradores, principalmente nós, comerciantes” disse.
Geraldo Evangelista, servidor público e morador há 30 anos da região, demonstrou gratidão em suas palavras: “A nova ponte trará grande serventia para nossa região, conectando os moradores do Colina de Homero ao Veiga Jardim. Agradecemos ao prefeito Vilmar Mariano por esta oportunidade que garante nosso direito de ir e vir,” declarou o morador.