Hoje é 21 de novembro de 2024 07:16

Segundo dia de provas do Enem 2024 serão aplicadas neste domingo

Estudantes terão de responder 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (física, química e biologia)
Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília, e a prova termina às 18h30, de acordo com o fuso horário de cada localidade

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ocorre neste domingo, 10 de novembro, com avaliações de Ciências da Natureza e Matemática. Os participantes responderão a 45 questões em cada área, abrangendo temas diversos dessas disciplinas. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília, e a prova termina às 18h30. É importante que os candidatos estejam atentos aos fusos horários de cada localidade.

O Enem será aplicado simultaneamente em quatro fusos diferentes, e locais como Fernando de Noronha, por exemplo, seguirão um horário diferente: lá, os portões abrem às 13h e fecham às 14h, pelo horário local. Candidatos que eventualmente não puderem realizar a prova por questões logísticas ou doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação conforme o edital. Essa possibilidade é uma forma de garantir que todos tenham uma nova chance.

A previsão de educadores para o conteúdo das provas inclui, em Matemática, questões de aritmética básica, estatística descritiva, geometria plana e espacial. Na área de Ciências da Natureza, temas como ecologia, botânica e fisiologia são esperados, além de tópicos de Química e Física, como eletrodinâmica, calorimetria, termologia e óptica. A prova contextualiza os conteúdos científicos com situações práticas, como o tratamento de doenças e inovações tecnológicas, explorando o impacto desses conhecimentos no cotidiano.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará o gabarito oficial e os cadernos de questões no dia 20 de novembro, permitindo que os participantes verifiquem seu desempenho. Já o resultado final, que permite o uso das notas para programas como Sisu, Prouni e Fies, será liberado em 13 de janeiro de 2025. 

Na primeira etapa do exame, realizada no último domingo, 4, mais de 4,3 milhões de candidatos responderam às questões de Linguagens e Ciências Humanas e redigiram uma redação sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A partir dessas notas, candidatos poderão buscar vagas em universidades públicas e programas de apoio para ensino superior privado.

Compartilhar em:

Notícias em alta